sábado, 26 de fevereiro de 2011

O Partido dos Trabalhadores organiza sua Juventude - A JPT



O Partido dos Trabalhadores (PT) de São Joaquim da Barra dá mais um salto de qualidade. Terça-feira, dia 22 de fevereiro, ocorreu na sede do partido uma importante reunião da Juventude do Partido dos Trabalhadores (JPT). A reunião foi aberta à comunidade, em especial aos jovens joaquinenses, fato que representou um marco histórico e político, pois no atual momento é a primeira vez que os jovens se organizam coletivamente em prol de um cunho partidário no nosso município.

A JPT vem sendo organizada principalmente pelos jovens Bruno Santana, Paulo Ricardo Lopes (professor de dança: Kaka) e Carlos Carvalho (Branco). Como convidados especiais, a reunião pode contar com o militante Lelo (representante da executiva estadual da JPT) e Rogério de São Carlos, que é assessor do deputado Newton Lima que o PT joaquinense apoiou e ajudou a eleger na última eleição.

Na reunião estavam presentes lideranças importantes para o partido, como os vereadores Rodrigo Nicolau e Hilário Rocha de Moraes Júnior, os assessores Milton Roberto Furlan, Adriana Ceribelli e Lucas Mingoni, e militantes: João Nicolau e Pistolinha. Estava presente também o mestre de Capoeira Rildo Vieira.

Em relação aos assuntos debatidos, estavam as contribuições e avanços promovidos pelo governo Lula e de continuidade com a presidente Dilma Roussef, tais como o Programa Universidade para Todos (ProUni) que possibilitou a mais de 700 mil jovens o acesso às universidades e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) que permite aos jovens novas perspectivas e conceitos quanto ao mercado de trabalho e espaço de convivência comunitária. Também houve um debate de conjuntura municipal, no qual a administração da prefeita Maria Helena tem apresentado resultados expressivos na área de Esporte e auxílio no transporte e mensalidade para jovens universitários. Entre outros temas, como a inclusão digital que já sendo realizada por meio do PT-NET, a valorização da cultura e a constante preocupação com o meio-ambiente.

Para os desafios da JPT para o próximo período está o fato de se dialogar com a juventude joaquinense. Este é um ponto central para conhecer a realidade e demandas específicas dos jovens e, consequentemente, auxiliar na formulação de políticas públicas voltadas a este segmento ainda muito vulnerável à violência, criminalidade e desemprego.

A JPT já está nascendo de modo plural e democrático, pois conta com jovens artistas, universitários, secundaristas, trabalhadores e desportistas.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Alunos do CRAS participam de Festival de Dança no Sesc Ribeirão Preto


No último domingo, 20 de fevereiro, a turma de Hip-hop do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Prefeitura Municipal de São Joaquim da Barra realizou mais uma descontraída atividade. Os jovens foram ao "Serviço Social do Comércio" SESC na cidade de Ribeirão Preto onde puderam entrar em contato com muita das expressões artísticas e culturais que estão em evidência no mundo contemporâneo.

No entanto, o principal intuito do passeio foi assistir ao festival de batalhas de Hip-hop. Diversas modalidades do estilo da dança foram apresentadas, tais como: House, Pop,
B-boys (Break-boys) e B-girls (Break-girls).


O professor de Dança de Rua do CRAS, Danilo Bourog (foto ao lado), conquistou a segunda colocação na disputa de House. Os jovens participantes do CRAS se contagiaram com a energia do evento e sentiram-se estimulados para aperfeiçoar a prática da dança.











Observação: Os créditos das fotos são de Francine Tx.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O Movimento Pérola Negra do CRAS se apresenta na Escola Pedro Badran


O Movimento Pérola Negra do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), grupo com intuito de propagar manifestações culturais e artísticas, já iniciou suas atividades deste ano.

A 1ª apresentação do grupo foi nesta terça-feira (8 de fevereiro), na parte da manhã – a partir das 9 horas, para os alunos do ensino médio, professores e funcionários da Escola Técnica Estadual Pedro Badran. O Mov. Pérola Negra apresentou-se com uma banda de percussão e dançarinas no pátio central da escola.

O ato cultural, que integrou o cronograma de abertura do ano letivo, emocionou e despertou o interesse dos presentes em conhecer melhor os trabalhos realizados pelo CRAS e pelo Mov. Pérola Negra, grupo que muito vem contribuindo para a afirmação da cultura acessível em nosso município (São Joaquim da Barra/SP).

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

CRAS promove a 4ª Edição da Colônia de Férias



O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) “Fioravante Delmônico – Fiori” de São Joaquim da Barra (SP) promoveu - entre os dias 18 e 28 de janeiro de 2011 - a 4ª Colônia de Férias. A Colônia dividiu-se em duas semanas, na primeira, foram atendidas sessenta crianças entre 6 e 12 anos; já na segunda semana, participaram 30 jovens com idade de 13 até 17 anos.

Durante as atividades da Colônia os participantes foram levados a uma sessão de cinema no Franca Shopping, desenvolveram práticas desportivas e de recreação no Ginásio Municipal de Esporte, tiveram acesso às oficinas de reciclagem e meio-ambiente, passearam na Gruta de Orlândia (SP) e, por fim, foi realizado um encerramento no Projeto Macaco e Cia. na Fazenda Santa Luzia, que está localizada no município de Sales Oliveira (SP).

Para a equipe organizadora houve um salto de qualidade nesta 4ª edição da Colônia de Férias, pois os participantes entraram em contato com diferentes ambientes, além de uma maior diversidade de atrações, fato inédito em comparação com as edições anteriores.