quarta-feira, 20 de novembro de 2013

20 de Novembro e a Nossa Luta!

Zumbi dos Palmares
Viva todo povo negro e afrodescendente deste país pelo precioso legado que deixou a nossa cultura: nos costumes, na culinária, no ritmo, na dança etc. E pela construção de nossa identidade e expressão.

Pensar a data da Consciência Negra é refletir sobre a reparação de uma dívida histórica. É refletir a emancipação social e econômica de uma parte da população, que mesmo sendo mais de 50% do contingente brasileiro, ainda está à margem de uma participação efetiva e não emponderada em espaços de poder, tais como cargos de dirigência nas grandes empresas, nos espaços de representatividade e governança na política, dentro das universidades e na grande mídia.

Muito dos nossos heróis foram sucumbidos pela história contada durante séculos por uma casta dominante branca e elitizada. As religiões de matrizes africanas ainda são demonizadas e marginalizadas pela mentalidade dominante. Quem não se lembra quando a Rede Globo no Fantástico entrevistou a Rosane Collor.

Os porões dos navios negreiros são hoje as favelas e periferias dos centros urbanos no qual a juventude preta e pobre sofre genocídio e extermínio cotidianamente. Os grilhões são a falta de perspectiva, de acesso e oportunidade.

As cadeias e periferias estão cheias de mulatos e isto não é coincidência, mas reflexo de anos e anos de exploração do povo negro e ausência de condições para o desenvolvimento e cidadania.

O avanço deste país passa pela superação do racismo e preconceito materializado em comentários que associam com desdém que a médica estrangeira tem cara de empregada doméstica, na restrição do conceito de beleza eurocêntrico, nas "piadas" do famoso humorista que oferece "banana" para negros nas redes sociais etc etc etc.

Nosso escudo são nossas manifestações artísticas e culturais nas letras do rap, na batida do hip-hop, na ginga da capoeira, no samba, no grafite; também no sistema de cotas e no combate diário a toda e qualquer prática racista e discriminatória. Sigamos na luta por uma sociedade verdadeiramente igualitária! Muito Axe! Resistência! Liberdade e soberania! Promoção da Igualdade Racial!

#VivaZumbi #VivaJoãoCândido #VivaDandara #VivaNegraAnastácia#VivaNossaLutaEVitória #ContraOGenocídioDaJuventudePretaPobreEDaPeriferia #ContraTodoPreconceitoEDiscriminação#NaLutaPorUmaSociedadeIgualitária 

domingo, 16 de junho de 2013

Uma Chuva; Num Outono

Ela veio já na noite,
Com seu cheiro, com seu jeito,
Com aquela música peculiar de cadências variadas
E conseguiu trazer consigo a lembrança:
Do passado saudoso no qual a infância transformou-se em recente...
Os momentos fraternos os mais coerentes...
Lembrança da linda família, dos grandes amigos,
De amores, de absurdos, de apuros, de ar puro...
O barulho na janela somado ao toque no chão:
Oportuna hora de leitura com reflexão...
Momento para preparos, reparos e assumir posições...
Enfrentar o momento que esta por vir...
A chuva... A emblemática: chuva
Representante celestial da restauração
Conexão direta... Funde mar e céu, céu e terra
Hidro e oxigênio... Funde vento e gota no espírito sereno
Chuva que vem para brindar o fim de mais este outono
Costuma não se ter chuvas nos outonos,
Quando o tem, pode se ter a certeza que ela é especial
Este outono é de descobertas, transformações, desafios...


Mas acima de tudo, um outono também especial!

17 de Junho de 2013 - São Joaquim da Barra/SP - Do meu quarto para a blogosfera!