quarta-feira, 8 de junho de 2011

CRAS de São Joaquim é convidado para realizar apresentações no III Festival de Inverno do Parque Jaguara




O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) - Fioravante Delmônico “Fiori” - Setor da Prefeitura Municipal de São Joaquim da Barra teve a honra de ser convidado e participar com apresentações artísticas do III Festival de Inverno idealizado pelo Parque Náutico de Jaguara, localizado no município de Sacramento/MG. Vale mencionar que o Festival conta com o apoio do Ministério da Cultura do Governo Federal.

O CRAS que é uma referência em trabalhos assistenciais voltados à prevenção de riscos, cumpre também um importante papel no fortalecimento cultural e artístico do munícipio, pois parte do trabalho socioeducativo que é realizado está associado às expressões corporais, com aulas de capoeira e danças: Axé e Hip-hop (Dança de Rua). No último domingo, dia 05 de junho, monitores e alunos do CRAS que já realizam apresentações em eventos da cidade, como por exemplo, Esquinas Culturais, Festa da Soja e escolas, puderam estender seus espetáculos para fronteiras mais amplas no Parque Jaguara no Estado de Minas Gerais. Entre as atrações pode-se destacar o grupo de capoeira infanto-juvenil coordenado pelo Mestre Rildo, apresentações de danças com grupos formados pelos alunos dos Projetos: CRAS Dance, com o prof. Kaká, e Street CRAS do prof. Danilo Bourog.

O evento também teve a participação de personalidades locais (historiadores, professores etc.) que compuseram uma mesa redonda a fins de debater e explanar sobre a formação histórica da região que deu origem ao chamado Triângulo Mineiro. Além das atividades programadas, os alunos do CRAS passaram uma bela tarde de recreação em pleno contato com a natureza ao longo do território do parque.

PROJOVEM de São Joaquim participa da 11ª Feira do Livro de Ribeirão


No dia 02 de junho (quinta-feira) a turma do Programa Nacional de Inclusão de Jovens - ProJovem - de São Joaquim da Barra participou da 11ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. A já tradicional Feira do Livro conta com uma diversificada programação cultural que contempla todos os públicos e idades. Entre as atrações disponíveis pode-se citar a presença de autores nacionais e estrangeiros, shows com artísticas renomados no cenário musical brasileiro, exposição de artes, saraus, oficinas teatrais, amostras de cinema, além de uma vasta literatura ofertada a preços acessíveis. Neste ano a Feira ocorreu entre os dias 26 de maio até 05 de junho.

Os jovens que frequentam o ProJovem Adolescente - Serviço Socioeducativo - tiveram a oportunidade de entrar em contato com novas formas de manifestações artísticas, fato que ampliam o universo cultural e o desenvolvimento do intelecto. A primeira atividade que os jovens participaram foi o “Salão de Ideias”, que ocorreu no auditório Meira Júnior, com a presença dos autores: Antônio Prata, que atualmente é cronista do jornal Folha de São Paulo, e o carioca Francisco Bosco, filho do célebre compositor e violonista João Bosco. Na sequência, os jovens foram transportados para o “Espaço Grécia” onde ocorreu uma oficina com atores da região que desenvolvem temas relacionados à mitologia grega.

Para as pessoas que se interessarem, o ProJovem é voltado para jovens com faixa etária de 15 até 17 anos, e acontece no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Prefeitura Municipal de São Joaquim da Barra, localizado na rua Paraná, 2110, no bairro: Vila Martus, fone: (16) 3728-3672. O horário de funcionamento é das 7 até 11 horas no período matutino e na parte da tarde das 13 às 17 horas.

Juventude Petista vai à luta em prol da Causa Ambiental



No sábado, dia 04 de junho, a Juventude do Partido dos Trabalhadores (JPT) de nossa cidade [São Joaquim da Barra/SP] se mobilizou mais uma vez. Após o evento cultural de lançamento do núcleo jovem do partido, que ocorreu no dia 09 de abril deste ano, agora foi o momento de ocupar as ruas e manifestar em prol do Meio Ambiente.

Os jovens organizaram uma passeata que se iniciou em torno das 9h30 na Praça São José, localizada no bairro Jardim Paulista, e desceu a Rua São Paulo até a Praça Sete de Setembro, onde foi plantada uma muda da árvore nativa: Ipê Branco, a escolha da planta deve-se às suas flores brancas, que para os jovens simbolizam o semeio e o cultivo de dias melhores. O ato também deu lançamento à campanha de conscientização encabeçada pela Juventude do PT joaquinense, que foi aprovada pela mesma para o ano de 2011, o tema da campanha é: “Juventude Petista,

Juventude Consciente!”. Com isto a intenção é organizar outras atividades relacionadas à postura protagonista e autônoma por parte dos jovens para ações coletivas conscientes.

Além do movimento realizado pela JPT, outros grupos também estava há celebrar o Dia Internacional do Meio Ambiente (05 de junho), como por exemplo: professores da Faculdade de Ciências Gerais (Facig) de nosso município e funcionários da Usina Alta Mogiana, fato que garantiu ao evento um clima de unidade e otimismo em relação às preocupações ambientais.